Telegram App






O telegrama é uma aplicação de intercâmbio de mensagens, considerada um dos principais concorrentes da WhatsApp. Tem características semelhantes a outras do seu género, permitindo-lhe enviar e receber conteúdos de texto, vídeo, áudio e imagem através de um pacote de dados ou ligação Wi-Fi. Parte do sucesso tem a ver com o facto de, para além de falarmos com os nossos contactos, podermos também integrar supergrupos com um máximo de 5 000 membros, que são muito semelhantes aos fóruns. Além disso, Telegram oferece o serviço iCloud ou armazenamento em nuvem através do qual os utilizadores podem utilizar o Telegram para alojar gratuitamente todos os tipos de ficheiros na nuvem com a única restrição de não poderem pesar mais de 1,5Gb cada um.



ARMAZENAMENTO EM NUVEM COM TELEGRAMA

Embora o principal serviço do Telegrama seja o envio de mensagens instantâneas, não há dúvida de que um dos seus grandes atractivos é o facto de oferecer um serviço de alojamento gratuito. Por outras palavras, permite aos seus utilizadores a utilização de um serviço de armazenamento em nuvem que oferece um elevado desempenho totalmente gratuito. Este é sem dúvida um grande atractivo para os utilizadores de Telegramas, uma vez que o «cloud storage» é um dos serviços mais procurados pelos utilizadores digitais da actualidade.

FOI ASSIM QUE NASCEU A NUVEM DE TELEGRAMAS

Os criadores da aplicação adicionaram armazenamento na nuvem à aplicação, pelo que os utilizadores poderão descarregar todo o tipo de ficheiros do serviço Telegram Cloud e depois descarregá-los a partir de outro dispositivo ou enviá-los para amigos. Mas até essa data os utilizadores já utilizavam as salas de chat para armazenar ficheiros, utilizando-as como servidor de armazenamento em nuvem, em vez de terem ou contratarem um serviço de alojamento em nuvem separado, uma vez que era gratuito. Agora, ainda é gratuito, mas pelo menos a Telegram pode dizer que «oficialmente» oferece um serviço gratuito de cloud hosting a todos os seus utilizadores.

DESCARREGAR O TELEGRAMA GRATUITAMENTE

A aplicação pode ser utilizada em telemóveis, tablets e computadores. Mas é preciso ter um número de telefone para começar a utilizá-lo. Os telemóveis que suportam a aplicação incluem o iPhone e pode descarregar Telegramas para Android ou iOS. Existem também aplicações oficiais para iPad e Windows, Mac OS X e Linux. Além disso, pode aceder a partir de qualquer navegador num computador em web.telegram.org.

PARA QUE SERVE O TELEGRAMA?

É utilizado principalmente para conversas entre duas pessoas ou em grupo. A sua actualização mais recente e principal é que está preparado para suportar «bots»: um bot é um programa com o qual podemos interagir como se de uma pessoa se tratasse. Embora não se deva esperar conversas muito inteligentes com eles. Existem bots de todos os tipos, desde os que lhe permitem jogar póquer até aos que lhe dizem a previsão do tempo. Por vezes limitam-se a transmitir informações, como as melhores ofertas da Amazon ou um resumo das notícias. O website do Telegrama oferece uma lista de alguns deles. Outra característica do Telegrama são os chamados super grupos, salas de chat especializadas com múltiplos utilizadores. Além disso, existe a possibilidade de consultar os canais: são semelhantes a alguns supergrupos, mas têm a particularidade de não estabelecerem um limite para os utilizadores subscritores.



QUEM ESTÁ POR DETRÁS DO TELEGRAMA?

O site oficial explica que «o telegrama é apoiado por Pavel e Nikolai Durov». Pavel apoia o Telegrama financeira e ideologicamente, enquanto a contribuição do Nikolai é tecnológica (…) Embora os irmãos Durov tenham nascido na Rússia, bem como alguns dos principais criadores, o Telegrama não tem quaisquer laços jurídicos ou físicos com a Rússia. A sede do telegrama é em Berlim. Pavel Durov não vive na Rússia devido a desacordos com o Governo.

TELEGRAMA GRATUITO OU PAGO?

Por enquanto, tanto o serviço como o download do Telegrama são gratuitos. Isto é literalmente afirmado no site sobre financiamento: «Acreditamos no envio rápido e seguro de mensagens, que também é 100% gratuito». Pavel Durov, que partilha a nossa visão, fez uma generosa doação ao Telegrama através do seu fundo da Fortaleza Digital, por isso temos dinheiro suficiente neste momento. Se o dinheiro do Telegrama acabar, convidamos os nossos utilizadores a fazer donativos ou a acrescentar opções de pagamento não essenciais. Mas gerar lucros nunca será o objectivo do Telegrama.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE TELEGRAMA E WHATSAPP?

Antes das conversas codificadas da WhatsApp, muitas pessoas utilizavam o Telegrama precisamente devido à capacidade de enviar mensagens codificadas. Na verdade, a privacidade e a segurança das comunicações são alguns dos seus principais pontos fortes. Eis nove outras características importantes em que o Telegrama difere do WhatsApp:

1. permite uma verificação em duas fases para o acesso à aplicação. Ou seja, pede duas vezes uma senha para aceder ao pedido. Pode ser activado em duas etapas: a partir do Configuration-Privacy e depois Security-Check. Contudo, em iPhones com leitor de impressões digitais descobrimos que é possível aceder através deste sistema, activando a opção.

2. Há uma forma de apagar mensagens após um certo tempo (ver abaixo) e não deixar rasto no telefone, porque são armazenadas na própria nuvem de telegramas.

3. Você pode usar um nome de usuário para que alguém que não conhece o nosso telefone possa nos adicionar. Também pode permanecer escondida, se assim o desejarmos.

4. Você pode enviar e receber mensagens de vários dispositivos de outros desenvolvedores. Por exemplo, podemos falar em dois telefones, mesmo que apenas um deles tenha um cartão SIM com o número com que nos registámos.

5. Você pode enviar arquivos de até 1,5 gigabytes, o suficiente para enviar até mesmo um filme de alta definição.

6. Outra característica que o distingue são os autocolantes (que se tornam algo como um grande e muito mais elaborado emoticon), como o Line ou o Facebook Messenger. Para além dos gifs.

7. Permite o acesso a grupos de até 5.000 pessoas, enquanto o WhatsApp permite um máximo de 256.

8. Os grupos normais não têm administradores, o que os torna mais democráticos. Os supergrupos, porém, podem ter moderadores.

9. Existe a possibilidade de criar canais com um número ilimitado de membros.



PODE DIZER-ME SE LI AS MENSAGENS QUE ME ENVIOU?

Neste sentido, funciona de uma forma semelhante à da WhatsApp. Há um duplo clique, que indica quem nos está a enviar uma mensagem, quer a lemos ou não. Também é possível determinar se queremos ou não que alguém saiba da última vez que nos ligámos à candidatura. Pode ser para todos ou para uma pessoa específica. Isto pode ser feito em Configuração-Privacidade e Ligação de Segurança-Longa Duração.

É POSSÍVEL SILENCIAR O PEDIDO OU OUTRA PESSOA?

Nas opções de configuração podemos silenciar completamente a aplicação para que ela não nos incomode com notificações. Mas também pode bloquear uma pessoa temporária ou permanentemente, introduzindo o seu perfil e a opção «Informação».

Também é possível apagar a aplicação, que é a forma mais eficaz de não ser perturbada durante algumas horas ou um período de tempo, e quando é instalada novamente podemos ter acesso às mensagens das conversas que tivemos, porque, como já explicámos, elas são armazenadas na nuvem.

QUE OPÇÕES DE PRIVACIDADE TENHO EU?

Após descarregar o Telegrama e utilizar a aplicação, uma das acções mais valorizadas é a possibilidade de iniciar uma conversa secreta em qualquer altura. Para o fazer, deve ir à sua lista de contactos e a partir daí iniciar uma conversa com quem quiser, clicando na opção «conversa secreta». As mensagens de chat secretas acontecem directamente entre duas pessoas, sem que a informação seja armazenada nos servidores de telegramas. Quando se decide eliminar a cadeia de mensagens de chat secretas, estas desaparecem dos telefones de ambos os parceiros.

COMO ENVIAR FOTOGRAFIAS, VÍDEOS OU FICHEIROS?

É tão simples como iniciar uma conversa, selecionando o ícone do chip para adicionar fotos, vídeos ou qualquer tipo de arquivo de até 1,5 gigs. Mas tenha em mente que as fotos e os vídeos perdem muita resolução. Assim, se quiser enviar a alguém várias imagens de qualidade, por exemplo, para as imprimir, é melhor armazená-las comprimidas num único ficheiro e enviá-las desta forma.

Baixar Telegram para Android

Telegram
Telegram
Developer: Telegram FZ-LLC
Price: Free

Baixar Telegram para iOS

‎Telegram Messenger
‎Telegram Messenger
Developer: Telegram FZ-LLC
Price: Free



Añadir un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *